Crise
Escola Padre Anchieta corre risco de fechamento
Instituição estadual, que funciona há 63 anos junto ao Instituto de Menores, poderá fechar as portas; funcionários, pais e alunos realizaram ato em defesa da escola nesta quarta-feira
Gabriel Huth -
A Escola Estadual Padre Anchieta, com 63 anos de história, corre o risco de interromper as atividades. Nesta quarta-feira (11), professores, funcionários, pais e alunos realizaram ato em defesa da instituição, que sempre funcionou junto ao Instituto de Menores, no bairro Areal, em Pelotas. Problemas estruturais em parte do prédio associados à intenção da Mitra Diocesana - proprietária do imóvel - em desenvolver outros projetos no local estariam por trás da decisão.
O titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), Carlos Humberto Vieira, garante que o Estado não tem interesse em fechar a escola, mas adianta que se a situação não for revertida, o governo não irá em busca de outro endereço para instalar a Padre Anchieta. "Não existe um outro prédio, para contemplar aquela comunidade, que atenda a toda a legislação exigida pelo Conselho de Educação, que é um órgão normativo e fiscalizador", argumenta.
Uma avaliação técnica já foi solicitada pela 5ª CRE à Secretaria de Obras para verificar as condições de segurança, que apontariam se é possível as aulas permanecerem no local até o final deste ano letivo. Em princípio, sim. Quanto ao futuro, em 2018, o momento é cercado de dúvidas.
Se a Escola Padre Anchieta fechar as portas, professores, funcionários e os cerca de 150 alunos serão remanejados a outras instituições estaduais do bairro, como a Escola Areal e a Professora Lélia Olmos. As Salas de Recursos seriam transferidas, exatamente, para o mesmo local dos estudantes que dependem do atendimento especial - explica o coordenador Carlos Vieira. "Será a alternativa que teremos em se confirmando essa posição da Mitra em não alugar mais o prédio para o Estado.".
Sem contrato
Desde o começo deste ano, o Governo do Estado interrompeu o pagamento do aluguel, por falta de um contrato formalmente renovado. A dívida, entretanto, será quitada mesmo que a instituição tenha de deixar o local - assegura o titular da 5ª CRE.
A voz da comunidade escolar
- Risco de evasão: a professora de Educação Física, Vera Fernandes, conversa com o Diário Popular sobre os 12 anos de atuação junto à Padre Anchieta e admite uma das principais preocupações: "Muitos dos nossos alunos, se não estiverem aqui, vão evadir". E, como argumento à declaração, Vera destaca o trabalho historicamente desenvolvido em parceria com o Instituto de Menores, que garante aos alunos permanecerem em tempo integral na instituição; um turno em sala de aula e, no outro, envolvidos em atividades complementares e oficinas. "Não é só fechar uma escola. Significa interromper este trabalho, inclusive, social que temos com as famílias."
- Um apelo: bandeiras do Cpers-Sindicato somaram-se a cartazes e faixas em tom de desabafo: Respeito aos 63 anos de história e Queremos nossa escola. A mãe dos gêmeos Cássio e Arthur, Elizângela Silveira Costa, 42, fez questão de participar do manifesto. E, emocionada, justificou o porquê: "Os meus filhos são autistas e nesses dois anos que estão aqui, sentimos um acolhimento. A gente é mãe e sabe quando existe um carinho especial".
- Passado e futuro: Núbia Rodrigues Farias, 30, não reforça o coro pela manutenção das atividades apenas em nome dos pais de alunos. Ao ver a filha Samanta, de dez anos de idade, ocupar uma das cadeiras do 4º Ano, Núbia vê a história se repetir: "Eu me criei aqui. Também estudei no Padre Anchieta a vida toda e, agora, acompanho minha filha. Ela também aprendeu a ler aqui", orgulha-se.
Contraponto
O Diário Popular tentou contato, durante toda a tarde, com o padre Marcos Bicalho, indicado para se pronunciar em nome da Mitra Diocesana de Pelotas, mas ficou sem retorno.
Relembre
Em 2016, o mesmo tipo de impasse gerou o fechamento da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, em Pelotas. Com a solicitação para a instituição deixar o prédio - alugado - que ocupava, a decisão também foi de remanejo dos cerca de 90 alunos.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário